O que é WMS (Warehouse Management System) e como ele pode ajudar a sua empresa
Posted by Daniel Brasil on 18.6.15 with No comments
Warehouse Management System (WMS), ou sistema de gerenciamento de armazém, em português, é como são chamados os aplicativos de software que suportam as operações do dia a dia de um armazém. Um WMS é uma solução que auxilia nas rotinas de estocagem e expedição de uma forma estratégica.
O objetivo de um sistema de gestão de armazém é controlar os processos de recebimento, expedição, inventário, faturamento e expedição, enfim, todas as movimentações internas como reabastecimento de pickings e bloqueio de produtos, entre outros. Ele auxilia a empresa a controlar os estoques com eficiência, tendo as informações necessárias para o planejamento, o controle de armazenagem e a medição dos resultados da área.
Boas soluções de WMS utilizam tecnologias como códigos de barras (identificação e controle automático da entrada e saída de produtos), RFID (Radio-Frequency Identification, uma alternativa ao código de barras que pode identificar os produtos à distância, sem necessidade de leitura de códigos), e ainda podem ser operadas via dispositivos móveis como tablets e smartphones, por meio da internet, inclusive com alocação na nuvem (Cloud Computing).
Quais as principais funcionalidades de um sistema de WMS
Por meio da integração com sistemas ERP, MRP e outros tipos de software de gestão empresarial, o WMS consegue proporcionar geração de inventários, processamento de pedidos e devoluções de forma automática.
Além disso, ele contém funcionalidades que abarcam cada etapa da operação de armazenagem. Entenda:
Agendamento de recebimento
O sistema permite inserção de informações como local e horário de execução da operação, favorecendo o cálculo dos recursos e do tempo necessários.
Recebimento
É possível fazer a conferência de todos os volumes e registro de inconformidades no momento em que a mercadoria chega ao armazém.
Endereçamento
Controle de espaços vagos nas dependências do estoque com identificação e localização por código de barras ou RFID. Além disso, é possível registrar o local exato em que as mercadorias estão (por lotes, inclusive), o que facilita na localização.
Separação
Com as informações sempre atualizadas no sistema, o controle e identificação de localização de cada item solicitado e reserva de equipamentos, de acordo com a disponibilidade informada pela equipe, ficam mais assertivos.
Expedição
A partir dos relatórios do WMS, a conferência dos itens em área pronta para o embarque e envio aos clientes se torna mais rápida e eficiente.
Abastecimento de linhas de produção
Realização e manutenção da rotina da linha de produção, evitando pausas e interrupções por falta de insumos ou equipamentos.
Inventário
Listagem rápida de todos os itens registrados no estoque para conferência manual - esta feita com rapidez por meio de leitura de código de barras ou identificador RFID.
Transferências
Ao gerir vários armazéns com o WMS, as transferências entre estoques diferentes, inclusive em unidades e filiais, ficam mais assertivas e produtivas, evitando erros e retrabalhos.
Movimentação de paletes
Inserindo uma etiqueta RFID ou um código de barras nos palets, é possível fazer o controle das mercadorias e localizá-las com mais rapidez.
Controle dos veículos de entrega e coleta
Controle de veículos autorizados a acessar o pátio da empresa para realizar entregas e coleta, bem como o controle das mercadorias que foram expedidas nestes veículos.
Relatórios gerenciais
Emissão rápida de relatórios gerenciais para conferência e tomada de decisão, para medição de resultados e tomada de decisões.
Armazenamento
Um bom software de WMS proporciona o planejamento e a atribuição dos equipamentos necessários para a operação e orientação da equipe sobre os locais corretos de armazenamento de cada produto.
3 principais vantagens do WMS para a sua empresa
Ao implantar uma solução de WMS, sua empresa obterá inúmeros benefícios. Listamos aqui os três principais:
Diminuição da quantidade de estoque
Com controles mais eficientes, é possível reduzir o estoque ao mínimo, podendo operar sempre sob planejamento prévio, evitando investimentos sem previsão de movimentação de mercadorias e insumos.
Otimização do espaço físico
Controle eficiente dos espaços para evitar a necessidade de investir na aquisição ou aluguel de novo armazém.
Agilidade na operação
Localizar e despachar mercadorias fica muito mais rápido quando se tem um bom sistema WMS. Em poucos cliques, os colaboradores sabem onde está o que procuram e podem enviar para onde está sendo solicitado.
Diante de todas estas vantagens, é quase desnecessário dizer que uma boa solução de WMS traz redução de custos, diminuição do tamanho da equipe necessária para operar o dia a dia do armazém; diminuição de perdas e avarias.
Sua empresa já conta com uma boa solução de WMS? Você tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Categories: armazéns, empresa, gestão, Gestão de Armazéns, Gestão de Transportes, logística, operação, recebimento, serviço, Tecnologia, transportes, WMS
0 comentários:
Postar um comentário