Conheça os principais softwares utilizados na gestão logística
Posted by Daniel Brasil on 15.6.15 with 5 comments
A tecnologia da Informação (TI) é uma grande aliada da gestão de logística. Tanto softwares quanto hardwares são amplamente utilizados para garantir planejamento estratégico e otimização da operação de transporte e armazenamento, entre outras funções da atividade. A integração promovida pelas ferramentas tecnológicas oferece ganho de tempo e produtividade às empresas, liberando os gestores e colaboradores para se dedicar à solução de problemas e ao planejamento estratégico ao invés de se preocupar com a coleta, processamento e armazenamento das informações.
Pensando nisso, listamos aqui os principais softwares que são utilizados hoje nas empresas que possuem excelentes resultados em sua gestão logística. Veja mais:
Sistemas de Gestão de Transportes - TMS
Transportation Management System (TMS) é como são chamados os sistemas de gestão de transportes. Em geral, um bom TMS pode ajudar a fazer planejamento e otimização de rotas, otimização de carga, auditoria de frete e pagamento, gestão de pátios, gestão de transportadoras, entre outras funcionalidades.
Um produto TMS também serve como centro de logística em uma rede colaborativa de carregadores, transportadores e clientes. O valor de negócio de um TMS totalmente implantado deve atingir, dentre outros, os seguintes objetivos:
- Reduzir os custos através do planejamento de rotas, otimização de carga;
- Melhoria da prestação de contas com a visibilidade da cadeia de transporte;
- Maior flexibilidade para fazer mudanças em planos de entrega;
- Conclusão dos requisitos fundamentais de execução de cadeia de suprimentos;
- Suporte às tomadas de decisão por meio de indicadores de desempenho.
Sistemas de Gestão de Armazéns - WMS
Um sistema de gerenciamento de armazém, do inglês Warehouse Management System (WMS), é um aplicativo de software que suporta as operações de rotina de um armazém. Ele promove o gerenciamento centralizado de tarefas, tais como níveis de inventário de monitoramento e ações locais. O WMS pode ser uma aplicação só ou parte de um Enterprise Resource Planning (ERP), sistema integrado de gestão empresarial. Entre as funcionalidades do WMS, destacam-se as seguintes:
- Programação e entrada de pedidos;
- Planejamento e alocação de recursos;
- Controle de portaria;
- Recebimento e inspeção de cargas;
- Definição de endereçamento dos produtos;
- Estocagem;
- Separação de pedidos (picking);
- Embalagem;
- Carregamento;
- Expedição;
- Emissão de documentos;
- Inventário;
- Definição e controle de rotas de coleta.
O valor gerado por uma solução de WMS pode ser resumido nos seguintes benefícios: otimização das atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações), redução de custos, melhorias no nível de serviço e nos indicadores de desempenho e fornecimento de dados para a tomada de decisão.
Sistema de Monitoramento de Entregas
Ferramentas de monitoramento de entregas auxiliam na excelência do serviço, melhorando a produtividade a confiabilidade. São aplicações com as quais os condutores conseguem visualizar os embarques e entregas, podem buscar informações por meio de códigos de barras em documentos fiscais e podem confirmar a entrega fotografando, produzindo áudio ou fazendo um check in via GPS no local em que a carga é entregue, materiais que podem ser enviados aos gestores via SMS.
Além de tudo isso, a própria transportadora consegue se comunicar, notificando o motorista durante a viagem, melhorando o controle da operação e facilitando a tomada de decisões.
Sistemas de Roteirização
Também conhecidos como roteirizadores, os sistemas de roteirização são ferramentas que ajudam no planejamento da operação de transporte e distribuição de cargas. Eles fazem cálculos de quilometragem, auxiliando na auditoria para pagamento de fretes às transportadoras terceirizadas, por exemplo.
Entre as principais funcionalidades de um bom sistema de roteirização, estão: definição exata das rotas, programação de veículos considerando o volume das entregas e as rotas percorridas e a determinação prévia do tamanho da frota.
Com o roteirizador é possível planejar a sequência de locais aonde as entregas devem ser feitas, considerando a localização geográfica e as condições de viagem e, assim, planejar o carregamento da carga, prever consumo de combustível, entre outros benefícios.
Sistemas de Gestão de Frotas
Toda a rotina de administração de frotas pode ser automatizada por meio de um sistema de gestão de frotas. Com ele, é possível controlar perícias técnicas, manutenções, controlar escalas de condutores, consumo de combustível etc.
Um bom sistema de gestão de frotas dá mais qualidade e agilidade ao fluxo de informações que giram em torno da operação de veículos, reduz a quantidade de papéis necessários e dá mais poder de decisão aos gestores. Em poucos cliques é possível fazer escalas, retirar relatórios e otimizar a utilização da frota.
Outras soluções
Além destes, há também soluções que tornam a gestão logística mais estratégica. Entre elas, sistemas para:
- Agendamento automático de entregas
- Agendamento de ocas
- Gestão de contratos logísticos
- Otimização de carregamento
- Rastreamento e monitoramento do ciclo do pedido
- Transporte colaborativo
Quais destes softwares sua empresa já utiliza? Deixe um comentário contando sua experiência! E para outros artigos como este, continue acompanhando nossa página!
Categories: armazéns, entregas, gestão, Gestão de Armazéns, Gestão de Transportes, monitoramento, roteirização, sistema, transportes, WMS
Alguém teria um exemplo de ferramenta de agendamento automático?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOBRIGADO AJUDOU BASTANTE
ResponderExcluirOlá, ficamos felizes porque você gostou! Continue acompanhando nosso blog e aproveitando os conteúdos :)
ResponderExcluirtemos soluções fiscais para integração no ERP B1 SAP
ResponderExcluir