O que os embarcadores buscam ao terceirizar o transporte de sua empresa?

Posted by Anônimo on 18.4.16 with No comments
Como já falamos aqui, os embarcadores são empresas e/ou profissionais ligados a área de transporte cujo papel principal e a manutenção dos processos de transporte permitindo sua otimização através de métodos de gestão alinhados e ferramentas de TI. 


Este agente é o dono da carga e com base nas necessidades geradas pelo embarcador que se decide pelo nível do serviço e pelas rotas do transporte.


                      


Podemos destacar que o embarcador busca na sua terceirização alcançar:

1. Minimizar custos de mão-de-obra (salários, horas extras, etc)

Através do processo de terceirização transformamos custos fixos em variáveis e estes são proporcionais a produtividade. Um ponto a destacar são as responsabilidades que são transferidas ao prestados no que tange a mão-de-obra empregada. 

Fonte: ILOS, 2011.

2. Custos operacionais: combustível, pneus, lubrificantes, etc.

Assim como os custos associados a mão-de-obra todos os recursos utilizados na operação são transferidos ao prestador de serviço porem é importante destacar que parte deste acordos tem bases contratuais onde prevalece o contrato ou seja, caso você contrate um serviço de distribuição e não faça uso arcara com as despesas.

3. Redução de impostos.

Este ônus recai sobre o prestador de serviço com toda a transferência das responsabilidades quer seja com mão-de-obra, veículos, aluguéis, etc.

4. Manutenção do nível de serviço.

Trata-se de uma peça chave na relação entre o prestador e a empresa contratante. Apesar da redução dos custo ser o objeto imediato nesta relação a manutenção do nível de serviço e fundamental na operação e nesta relação entre ambos parceiros. Estrategicamente cabe as contratante exercerem um controle fiel dos parâmetros de qualidade na operação.

As vantagens encontradas pelo embarcador no transporte rodoviário são: deslocamento porta a porta, sem necessidade de transbordo, o que possibilita um menor transit-time, atividades de produção e distribuição e o transporte a curta distância de alto valor.
Para atingir esse objetivo, a transportadora tenta obter flexibilidade no tempo de entrega e coleta, para permitir que cargas individuais sejam consolidadas em movimentações econômicas. O cumprimento de follow-up pré-definido ira favorecer a qualidade do serviço bem como o tempo de resposta para eventuais problemas que ocorrera em meio ao processo de entrega.

O setor de transporte rodoviário já alcança 70% da movimentação de carga em nosso pais. Isto reflete na precariedade das estradas, acidentes, etc. 

                                      



Quando comparamos com os EUA observamos os altos custos associados ao transporte em nosso pais.


                           

                                                             Fonte: ILOS, 2011.

Neste processo de terceirização podemos perceber muitos pontos favoráveis na busca por prestadores de serviço porem faz necessário atenção na processo de contratação bem como no acompanhamento do processo logístico.

O uso de ferramentas com foco na automatização dos processos proporciona uma garantia maior nos prazos e no acompanhamento dos processos, como por exemplo, o Hive.cloud LIVE, ferramenta para otimizar a relação entre transportadora e clientes. Experimente grátis agora mesmo!