O destinatário alegou não receber a sua entrega. O que fazer?
Posted by Anônimo on 15.2.16 with No comments
Tranquilo com a qualidade do serviço de logística prestado pela sua empresa, você começa a receber ligações de destinatários afirmando que não receberam suas entregas. A situação lhe parece familiar? Como proceder nesses casos?

Por dentro da logística
O acompanhamento de uma entrega passo-a-passo é, sem dúvida, a melhor forma de tratar pontualmente a necessidade por informações do destinatário, e todos os bons sistemas de acompanhamento de entregas contam com essas funcionalidades. Contar com a confirmação da chegada do entregador, por meio de recursos em seu smartphone, como a sua localização por GPS e fotos do local da entrega são excelentes mecanismos de assegurar ao destinatário e ao contratante do serviço a sua efetiva prestação.
Mas é preciso ir além. Para manter um serviço de logística de qualidade, é necessário poder compreender tudo o que ocorre. Existem problemas em uma determinada região? Onde as entregas sofrem mais atrasos? Mais do que o acompanhamento das encomendas, um bom sistema de rastreamento deve organizar os dados de entregas para permitir que o gestor consiga identificar problemas e propor soluções de forma assertiva, avaliando históricos de entregas e indicando em que regiões os atrasos ocorrem com maior frequência.
Uma visualização que indique a concentração de atrasos nas entregas por região (estado, município ou faixas de CEPs) fornece um ótimo subsídio para que o gestor possa tomar medidas corretivas e melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado.
Mantendo os níveis de serviço
Um contrato de serviços de logística envolve o atendimento a níveis de serviço acordados entre as partes por meio de SLAs (Service Level Agreements). Um SLA pode levar em conta o índice de entregas realizadas pontualmente ou com atrasos, sempre em relação aos prazos previamente acertados.


O cálculo e o acompanhamento desses SLAs é um ponto de grande importância para a qualidade dos serviços prestados. Poder identificar desvios é a melhor forma de manter a qualidade do serviço dentro dos padrões fixados em contrato, evitando multas ou até mesmo o destrato. Por esse motivo, um bom sistema de rastreamento deve permitir o cálculo dos SLAs de acordo com os parâmetros fixados.
O cálculo dos SLAs, devidamente corroborado pelas comprovações de entrega registradas em sistema, é ainda a forma mais segura de demonstrar o seu atendimento ao contratante dos serviços de logística, garantindo um bom andamento do contrato.
O Hive.cloud AR é um sistema de registro de ocorrências e rastreamento de entregas em tempo real, que, além de permitir a eliminação do comprovante de papel, fornece valiosas informações ao gestor. Com essas informações, os desafios abordados podem ser tratados de forma rápida e eficiente, contribuindo para a prestação de um serviço de melhor qualidade.
Quer conhecer mais sobre o Hive.cloud AR? Clique aqui! E não deixe de comentar sobre outras dificuldades encontradas no dia a dia de seus serviços de logística!
0 comentários:
Postar um comentário