5 dicas para impulsionar as vendas de sua transportadora

Posted by Daniel Brasil on 8.10.15 with 8 comments
Aumentar as vendas é sempre o desejo de qualquer empresa e para uma transportadora, também não é diferente. Isto porque com o aumento no número de negociações e possível aumentar também o faturamento e obter projeções para o avanço da companhia.

Mas como é possível impulsionar as vendas de sua transportadora e fazê-la ter melhores resultados no mercado? Pensando neste assunto, separamos algumas dicas para que você possa obter maior destaque e aumentar suas negociações de maneira prática. Acompanhe!

Como aumentar as vendas em 5 passos


1. Use ferramentas de cotação online

Esta é uma excelente dica para as transportadoras que desejam aumentar o número de cotações e consequentemente impulsionar as vendas. Consiste basicamente em afiliar-se a uma plataforma online onde os clientes (embarcadores) irão solicitar cotações de fretes e o site por sua vez, irá cruzar as informações fornecidas pelos usuários com os dados das transportadoras cadastradas.
Com isso, este recurso pode trazer vantagens aos transportador como: diversificação de clientes, redução de gastos com marketing, velocidade para cotação de fretes e maior fechamento de negociações. Alguns exemplos de plataformas são:
  • www.cargobr.com.br
  • www.fretecenter.com.br
  • www.multicarreto.com.br
  • www.olhaofrete.com.br

2. Cadastre-se em uma plataforma para contratação de autônomos


Assim como as plataformas de cotação de frete online, existem também ferramentas para que o embarcador possa encontrar facilmente transportadores autônomos. Neste caso, o embarcador cadastra seu frete, e a plataforma se encarregará de disponibilizar propostas aos transportadores mais viáveis para efetuar o transporte.
Este tipo de plataforma também é útil para frete de retorno, já que possibilita que os caminhões não voltem vazios para seus pontos de partida. Além disso, este recurso também é muito indicado para transportadoras que desejam terceirizar seus serviços, optando pela contratação de transportadores autônomos. Alguns exemplos são:
  • www.fretebras.com.br
  • www.fretenamao.com.br
  • www.truckpad.com.br
  • www.sontracargo.com.br
  • www.uship.com/br
  • www.smsfretes.com.br
  • www.tepegonavolta.com.br

3. Anuncie em catálogo de transportadores


Semelhante às listas telefônicas ou revistas comerciais, onde as empresas anunciam seus produtos e serviços, os catálogos de transportadores também são ótimos recursos para aumentar a visibilidade da empresa.
Além de edições impressas, atualmente este recurso é muito difundido online, onde as transportadoras podem divulgar seus serviços junto a outras empresas do ramo logístico em páginas semelhantes a murais de anúncios. Alguns exemplos deste recurso são:
  • www.transvias.com.br
  • www.temfrete.com
  • www.guiabrasileirodetransporte.com

4. Invista em marketing digital


Outra maneira de impulsionar as vendas de uma transportadora é investir em estratégias de marketing digital. Neste caso, para conquistar mais vendas, é preciso ir além do tradicional site que a empresa possua. Desta forma, alguns recursos são recomendados:
  • Desenvolva opções para cotação online em tempo real no website da transportadora;
  • Invista em publicidade segmentada optando pelo Google Adwords ou Facebook Ads;
  • Promova o marketing da empresa por meio das redes sociais;
  • Utilize campanhas de e-mail marketing;

5. Amplie o networking


Quem deseja impulsionar as vendas de uma transportadora, sabe que esperar pelos clientes pode ser um grande erro. Neste caso, outra maneira eficiente para aumentar as vendas é simplesmente buscar a expansão do network da empresa. Para esta dica, é possível adotar as seguintes práticas:
  • Esteja presente em eventos feiras de comerciantes e potenciais clientes;
  • Tenha algo a oferecer ao seu público-alvo (brindes, informativos, descontos especiais, entre outros atrativos);
  • Desenvolva parcerias;
  • Estabeleça troca de contato com seus atuais clientes que também possuem empresas; 

Aumentar as vendas pode ser um dos grandes desafios para as empresas de transporte de cargas, já que em meio a um mercado competitivo, existe ainda a necessidade de investir no marketing para ampliar a marca da empresa e conquistar novos clientes.

Mas como foi visto, é possível contar com recursos práticos, baratos ou até mesmo gratuitos, para promover a marca da transportadora, atrair novos clientes e consequentemente aumentar as negociações.

Portanto, seja para quem já atua no segmento de transporte de cargas ou para quem deseja ingressar neste setor, vale a pena ficar atento a estas dicas que poderão promover grandes diferenciais para a sua transportadora.


Gostou das ferramentas? E você, o que faz para impulsionar as vendas em sua transportadora? Compartilhe conosco nos comentários: