O que é Conhecimento de Transporte Eletrônico - CTe?
Posted by Anônimo on 15.10.14
Podemos conceituar o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário). Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção e autorização de uso, pelo Fisco.
O CTe substitui os seguintes documentos:
- Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8;
- Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9;
- Conhecimento Aéreo, modelo 10;
- Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11;
- Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27;
- Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas.
Vantagens do CTe:
• Economia – Não será mais preciso adquirir blocos e formulários de Conhecimentos de Transporte em papel, nem manter uma estrutura para armazenamento dos papéis por cinco anos. Tudo será eletrônico.
• Praticidade – Acaba a necessidade de impressão de várias vias em papel, bastando uma única impressão em papel A4 comum, na sua própria impressora, do Documento Auxiliar que acompanhará suas mercadorias.
• Agilidade – Cada CTe emitido é autorizado de forma eletrônica, em fração de segundos. Acaba a necessidade do transportador solicitar AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para obter seus talonários.
• Modernidade – Todas as transações da sua Transportadora passarão a ser eletrônicas, reduzindo a possibilidade de erros e retrabalhos. A escrituração fiscal também ficará facilitada, pois todas as informações serão eletrônicas.
Se você ficou com alguma dúvida, quer acrescentar alguma coisa ou simplesmente gostou das dicas, deixe seu comentário! Sua reposta pode ser tema de nosso próximo post!
Confira agora os 7 erros mais comuns na hora de emitir CT-e!
Se você ficou com alguma dúvida, quer acrescentar alguma coisa ou simplesmente gostou das dicas, deixe seu comentário! Sua reposta pode ser tema de nosso próximo post!
Confira agora os 7 erros mais comuns na hora de emitir CT-e!