5 Dicas para fazer um planejamento de coletas eficiente

Posted by Anônimo on 25.4.17 with No comments



O planejamento de coletas é uma das peças fundamentais na gestão de empresas de transporte. Através do planejamento é possível otimizar rotas, reduzir custos e melhorar o atendimento ao consumidor.

A construção desse planejamento não é uma tarefa simples e deve ser feita com muita cautela, o que pode gerar muitas dúvidas. Para que serve, por onde começar e como implementar são as dificuldades mais rotineiras encontradas pelos gestores das empresas de transporte quando o assunto é planejamento de coletas.

Se você está com dificuldades para construir o planejamento de coletas para a sua empresa, confira as nossas dicas e comece agora mesmo!

  1. Considere a quantidade de clientes fixos


Trace as rotas de coletas utilizando seus clientes fixos, adicionando, sempre que possível, os novos clientes e/ou clientes esporádicos nas rotas fixas pré-determinadas. Essa etapa irá facilitar a divisão das rotas e a criação de novas, quando necessário, otimizando o tempo e diminuindo custos. Um sistema que calcule rotas otimizadas pode ser utilizado para realizar essa operação de forma mais eficiente, considerando restrições de transporte, capacidade dos veículos e outros fatores.

  1. Tenha sempre uma alternativa


Na hora de planejar, é fundamental considerar eventuais contratempos e incidentes. Clima, acidentes, furto, roubo e outros cenários devem ter alternativas viáveis e relativamente ágeis. Tenha sempre um “plano B” para que cliente e empresa não sejam prejudicados. Esse planejamento pode ser feito utilizando dados históricos, como por exemplo, os meses mais chuvosos e as rotas que comumente ficam intransitáveis. Não esqueça de considerar também as rotas que contenham restrições de tráfego, peso, horário, etc.

  1. Faça o rastreamento da sua frota


O rastreamento detalhado e em tempo real fornece para a sua empresa e para o cliente informações muito importantes. Através do rastreamento, é possível detectar qualquer anormalidade na rota e, consequentemente, avisar o cliente sobre qualquer imprevisto. Essa etapa é um complemento da etapa anterior, pois, o rastreamento em tempo real permite um menor tempo de resposta, otimizando o serviço mesmo em casos de incidentes.

  1. Otimize o suporte aos seus clientes


As informações de rastreamento são muito úteis para promover um suporte eficiente e avançado. Considere ter em sua equipe consultores de atendimento e suporte especializados para elucidar qualquer dúvida do seu cliente e/ou acolher as críticas e sugestões.

Outra medida fundamental no planejamento de coletas é obter todos os dados do cliente. Qual o melhor dia e horário para a coleta? Existe alguma restrição da empresa para embarque ou desembarque? Essas informações aumentam o conhecimento da equipe sobre o cliente e, consequentemente, permite a promoção de um atendimento mais eficiente.  

  1. Produza relatórios e use os dados de forma eficiente


Toda e qualquer estratégia não trará resultados duradouros se não for monitorada e adaptada quando necessário. Considere utilizar um sistema preparado para gerar os relatórios de otimização, pois eles fornecem informações detalhadas sobre as rotas de coletas e os veículos da frota. Desta forma, será possível realizar ajustes de rotas, veículos, cargas e outros fatores que influenciam diretamente na qualidade do atendimento e no lucro da empresa. Vale ressaltar que esse monitoramento deve ser contínuo, ou seja, os gestores devem criar uma rotina de coleta e análises de dados, focada em trazer resultados positivos.



O planejamento, aliado ao acompanhamento das rotas de coleta, são etapas fundamentais para a manutenção da saúde da empresa, permitindo realizar ajustes que podem tornar a sua operação mais eficiente.

Você faz o planejamento de coletas na sua empresa? Se sim, como? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência conosco!