Ter uma frota própria ou contratar autônomos?
Posted by Unknown on 31.8.15 with 5 comments
Atualmente, as transportadoras brasileiras estão atuando num ambiente repleto de incertezas sobre a economia, que faz com que elas controlem seu patrimônio da melhor maneira possível e criem diferenciais que possibilitem maior sucesso. Nesse cenário, muitas têm questionado a viabilidade de ter ou não uma frota própria. Esta decisão, muitas vezes, tem grandes impactos nos custos e na rentabilidade do negócio. E para ajudá-lo a decidir qual a opção mais vantajosa, fizemos uma breve comparação entre uma frota de caminhões própria e a contratação de um operador autônomo. Veja a seguir.
Frota própria
Vantagens
Ao possuir uma frota própria, a transportadora poderá ofertar serviços com um nível maior de qualidade e pontualidade aos seus clientes, que na maioria das vezes não é atingido pelos transportadores autônomos. Ela também poderá reagir rapidamente a emergências, confiar no serviço prestado, reduzir o tempo do ciclo dos pedidos e melhorar o seu contato com o cliente. Além disso, ela terá um maior controle sobre os seus veículos e funcionários, autonomia e agilidade em suas tomadas de decisão.
Desvantagens
Para manter a frota, a transportadora terá que arcar com os custos de manutenção e depreciação dos veículos, cuidar de suas documentações, contratar seguro, pagar licenças e impostos e remunerar os motoristas. Mas se ela investir em ativos operacionais, infraestrutura de apoio à operação, tecnologia móvel e capacitação da mão de obra, certamente se beneficiará da redução dessas despesas, da intensa utilização da frota e da elevada margem de lucro.
Contratar autônomos
Vantagens
A grande vantagem de contratar um transportador autônomo é que o custo o custo da aquisição de novos caminhões e sua depreciação não serão mais problemas para os gestores. Para as companhias que trabalham com produtos de baixo valor agregado, essa é uma alternativa que pode representar um ganho imediato, dando a ela a possibilidade de otimizar gastos e se concentrar em sua atividade principal.
Desvantagens
No geral, as transportadoras que trabalham com produtos de alto valor agregado têm mais dificuldade em achar transportadores autônomos com um padrão de qualidade adequado. Isso porque muitos não tiveram um treinamento especial para lidar com o manuseio e com o risco de roubos de carga e avarias, além de não oferecerem uma operação que entregue os produtos precisamente no momento que o cliente deseja.
Eles geralmente carregam vários tipos de produtos de diferentes transportadoras, fazendo com que o caminhão opere sempre na capacidade máxima, o que aumenta drasticamente os riscos de quebras e acidentes. Muitos até chegam a misturar itens incompatíveis num mesmo transporte, como defensivos agrícolas, remédios e comida.
Infelizmente, devido à falta de regulamentação do setor de transporte, muitos autônomos conseguem entrar no mercado e transportar mercadorias em veículos com pouca segurança e sobrepeso, muitas vezes trabalhando numa jornada de trabalho acima de permitida. Esta informalidade gera riscos tanto para o transportador quanto para a empresa que o contratou, além de uma competição extremamente desleal no setor.
Conclusão
Por fim, após verificar as vantagens e desvantagens de cada uma dessas hipóteses, você deverá realizar uma análise de viabilidade econômico-financeira, levando em conta os gastos com a frota própria e a contratação de um operador autônomo. Para o cálculo do custo da operação própria, será necessário pesquisar referências junto a sindicatos do setor de transportes, concessionárias de caminhões, consultorias, entre outras.
Caso queira trabalhar com um operador autônomo, você deverá buscar um parceiro especializado e não um que trabalhe de maneira informal. Assim, poderá ampliar o escopo geográfico e a atuação da sua empresa nos diferentes canais de distribuição existentes. Com todas as informações reunidas, será possível tomar uma decisão amparada em critérios realistas e objetivos, sem a necessidade de partir para a tentativa e erro.
Sua transportadora utiliza uma frota própria ou contrata operadores autônomos? Qual destas opções você considera a melhor? Conte para a gente nos comentários!
Leia também nosso post com os erros mais comuns na hora de contratar transportadores autônomos!
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Concordo plenamente com os pontos favoráveis e contras expostos nessa matéria. É necessário uma boa analise financeira para essa tomada de decisão. Existem cenários que operar com frota não é viável pelo fato dos custos envolvidos na gestão dessa frota já citados nessa matéria. Por outro lado é importante ter uma participação de frota própria no mercado para dar uma maior segurança e consolidar sua marca. Trata-se de uma decisão financeira e estratégica.
ResponderExcluirÉ exatamente isto Paulo!
ExcluirMuito bacana o artigo!
ResponderExcluirAcredito que com os embarcadores ditando o preço do frete, a viabilidade econômica acaba sendo mais atrativa quando se opta pela contratação de terceiros, já que a estrutura para se manter uma frota própria acaba correndo a margem do lucro operacional, mas claro que existem outras variáveis que não podem ser deixadas de lado, como exemplificado no artigo, o risco e disponibilidade que a frota própria oferece, além da informalidade existente entre os carreteiros. Como o Paulo citou, a participação da frota própria precisa acontecer, até mesmo para uma questão estratégica de penetração de mercado e ganhar a confiança de clientes. E faz todo o sentido, afinal, se você contratar alguém para transportar seu produto, prefere ver uma frota com 2 anos de uso no máximo, toda adesivada, motorista uniformizado e toda a segurança que se possui sendo próprio, ou um terceiro, que muitas vezes, heroicamente, luta para estar quitando seu cavalo mecânico com quase 8, 9 anos de uso, descontente com o frete baixo que a transportadora pode pagar? Talvez para aqueles que conseguem serem vistos como solução para o embarcador e não mais como um commoditie de levar do ponto A para o ponto B, podem sair dos leiloes dos embarcadores e trabalhar com margens que permitam um mix entre frota própria e terceiros de acordo com a estratégia da empresa.
Excelentes observações Felipe!
ExcluirBoa noite,hoje o caminhoneiro autonomo, sofre com o baixo valor do frete muito baixo, onde as transportadoras ofertam o frete pagando uma miséria, muitas vezes no final o caminhoneiro tem um grande prejuizo.
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