OTIF: Como monitorar a performance de entrega?
Posted by Anônimo on 27.5.15 with 2 comments
Rapidez e eficiência. Esta dupla de adjetivos persegue todos os negócios, mas costuma vir assim, em dupla, quando se trata da performance de entrega de transportadoras ou empresas que levam seus produtos diretamente ao consumidor ou às distribuidoras. As mudanças constantes no ambiente de negócios, os consumidores cada vez mais exigentes e a concorrência sempre se aprimorando, fazem com que a performance de entrega seja um dos diferenciais mais observados pelo mercado.
Hoje temos uma dica: aprenda a monitorar a eficiência das entregas da sua empresa implantando o indicador de desempenho global On Time In Full , o OTIF. Acompanhe!
O que é OTIF?
OTIF – On Time In Full - é um indicador de desempenho usado para monitorar a qualidade de entrega de produtos e serviços. O objetivo principal da utilização deste indicador é o aumento da satisfação dos clientes. Ele estabelece o nível de serviço que a empresa entrega. Entenda:
On Time
Os produtos e/ou serviços têm data e horário, ou janela de horas e local pré determinados juntamente com o cliente.
In Full
Os produtos e/ou serviços precisam estar dentro das especificações combinadas com o cliente (qualidade, quantidade, dimensões etc.).
Como calcular e como implantar o OTIF?
Para mensurar o verdadeiro nível de serviço com este conceito de pedido perfeito, e necessário que o desempenho de cada elemento seja monitorado separadamente. Depois, eles devem ser multiplicados nas porcentagens alcançadas de cada elemento.
Imagine que o desempenho dos pedidos da sua empresa tenham os seguintes índices:
- On Time: 0,95%
- In Full: 0,87%
O indicador de alcance do pedido perfeito, neste caso será:
OTIF = 0,95% x 0,87% = 0,8265 = 82,73%
A implantação do OTIF deve seguir uma metodologia estruturada, geralmente conseguida por bons gerentes de projetos considerando a cultura organizacional envolvida e evitando as medições equivocadas. O indicador deve ser desdobrado ao longo de toda a cadeia logística, permitindo tanto uma visão externa em relação ao nível de serviço ao cliente, como uma análise interna dos processos.
A implantação deve ser desenvolvida com a utilização de ferramentas de três áreas de conhecimento: a gestão estratégica, o gerenciamento de projetos e o gerenciamento de processos, chegando-se a um ciclo de gestão integrada.
Benefícios do indicador OTIF
- Modifica a cultura de entrega da empresa, para melhor;
- Melhora a performance de entrega;
- Gera mais satisfação ao cliente;
- Melhora a percepção do cliente quanto à eficiência de entrega da empresa;
- Provoca melhorias no processo;
- Aumento da sincronia entre os processos, buscando sempre um ciclo enxuto.
Onde medir o OTIF na cadeia logística?
Para medir o OTIF na cadeia logística, é necessário mapear os macroprocessos e suas interfaces. Assim, serão identificados os entregáveis existentes entre as áreas e os pontos de medição sob a responsabilidade de cada uma.
De forma genérica, o OTIF pode ser desdobrado no seguinte esquema:
- OTIF Fornecedor: Medição do desempenho da entrega de matéria-prima ou insumos pelos fornecedores.
- OTIF Suprimentos: Medição do desempenho da logística interna de matéria-prima - transferência da área de armazenagem para área de produção, por exemplo. Esta avaliação também pode ser feita por meio de requisições de materiais ou entrega programada.
- OTIF Produção: Medição do desempenho das diversas etapas de produção da empresa.
- OTIF vendas: Medição da agilidade com que o departamento comercial transfere os pedidos para a área de planejamento e programação da produção.
- OTIF Entrega: Medição do desempenho da entrega final dos produtos aos clientes - avaliação da logística externa à empresa. Assim, o indicador também avalia a qualidade dos fornecedores de transporte de carga.
- OTIF Logística: Este é o ponto de medição mais importante. Ele avaliará diretamente a entrega ao cliente e, consequentemente, sua satisfação. Este indicador faz a medição do desempenho da logística interna de produtos acabados - transferência da área de produção para área de armazenagem e distribuição. O ponto de medição depende da modalidade de venda, mas geralmente é considerada no ato do embarque dos produtos ou no momento da saída do modal de transporte da empresa.
QUISIERA SABER QUE INDICADORES CUANTITAVOS PUEDO UTILIZAR PARA MEDIR LA CALIDAD DE SERVICIO AL CLIENTE
ResponderExcluirQUISIERA SABER QUE INDICADORES CUANTITAVOS PUEDO UTILIZAR PARA MEDIR LA CALIDAD DE SERVICIO AL CLIENTE
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