Quais as principais tarifas cobradas por transportadores e como calcular?
Posted by Anônimo on 29.4.15 with 12 comments
No século passado, após a implantação da indústria automobilística, a rede rodoviária ampliou-se de forma notória, tornando-se a principal via de escoamento de cargas do país até os dias atuais. No decorrer dos anos, o transporte de mercadorias deixou de ser uma questão unicamente operacional, passando a fazer parte das discussões e decisões estratégicas dos gestores. Com o acirramento do mercado, altamente competitivo, tantos os custos como o nível de serviços determinam o sucesso de qualquer transportadora, influenciando de forma direta e decisiva em sua gestão.
Para facilitar o processo de formação de tarifas no transporte rodoviário, foram criados parâmetros relacionados a atributos de serviço, tais como distância, peso e dimensão da carga, valor, densidade, requisitos de manuseio, entre outros. Quando realizado de forma criteriosa, o cálculo de custeio do frete pode ajudar na relação entre embarcador e transportador, contribuindo para a construção de uma vantagem competitiva. Pensando nisso, dedicamos este post exclusivamente para falar das principais tarifas cobradas e elas como são calculadas.
A composição da tarifa
O mecanismo de formação de tarifas no transporte rodoviário de carga baseia-se em três componentes básicos: o frete-peso, o frete-valor e as taxas complementares:
Frete-peso
O frete-peso é a parcela da tarifa que remunera o transporte da mercadoria entre os pontos de origem e de destino. Ele inclui tanto custos diretos quanto indiretos, como despesas do caminhão, custos administrativos e taxa de lucro. A soma destes constitui o custo operacional, que é específico para cada transportadora ou tipo de serviço realizado. No entanto, mesmo que a distância entre os pontos de entrega seja pequena, deverão ser considerados para sua composição o tempo de carregamento e o volume de trabalho do terminal receptor da carga. Mas caso os serviços sejam prestados com frequência, e não englobem aparato administrativo-operacional complexo e pequena exigência de documentação, certamente as tarifas de frete-peso serão muito mais acessíveis.
O frete-peso compõe-se basicamente de:
- Custos operacionais: estes são determinados através de estudos técnicos e variam de uma transportadora para outra. É essencial fazer o levantamento de tais despesas, pois somente assim será possível realizar a análise realista do desempenho da empresa por tipo de serviço prestado. Caso não haja essa análise, o gestor não poderá tomar decisões objetivas sobre a viabilidade do transporte de um determinado tipo de mercadoria;
- Taxa de lucro: já a taxa de lucro é introduzida por um fator maior que 1, pelo qual se multiplicam os custos operacionais para se chegar ao frete-peso. Algumas transportadoras aplicam uma taxa de 11% sobre o lucro, mas cabe a cada gestor definir o valor que deve aplicar em cada caso, levando em conta a competição de mercado.
Frete-valor
Também conhecido como ad-valorem, o frete-valor, outro componente tarifário, é essencial para o equilíbrio entre custos e receitas. Proporcional ao valor da carga transportada, e ao tempo em que a mercadoria fica em poder da transportadora durante a operação, tem como finalidade resguardar a empresa dos perigos de acidentes e avarias envolvidas durante a entrega. O aumento causado por distorções de custos resultantes de fatores específicos de determinadas operações, tais como densidade da mercadoria, utilização de equipamentos especiais de carga e descarga e peculiaridades de percurso, são remunerados através de acréscimos e decréscimos.
Em sua composição são consideradas as despesas com o seguro obrigatório de responsabilidade civil, para prevenir possíveis indecentes da mercadoria sob custódia, além de mão de obra especializada; controle documental de segurança e material de proteção, como calços, cantoneiras e protetores. Para a transportadora, a cobrança do frete-valor é fundamental, pois se trata da única maneira de cobrir as despesas resultantes dos riscos em que a atividade está sujeita. Para o cliente, essa tarifa representa um critério importante na hora de escolher uma prestadora de serviços. Diante de um transportador que não efetua a cobrança, terá fundadas razões para temer pela sua carga em trânsito.
Taxas complementares
Os demais componentes tarifários, como taxas oficiais e complementares — pedágios e impostos—, também são importantes para a elaboração das taxas do transporte rodoviário de carga. Elas são agregadas ao frete-peso e ao frete-valor, resultando em um preço total a ser cobrado na emissão de um conhecimento rodoviário. Neste grupo, também são inseridas a Taxa de Despacho por emissão de conhecimento, tarifas oficiais de pedágio considerando o número de eixos utilizado no veículo e o CAT (Custo Adicional de Transporte Rodoviário), além de despesas específicas do serviço de transporte, como horas paradas em excesso, armazenagem de mercadorias, marcação de volumes, cubagem e entrega em locais de difícil acesso.
Conheça a seguir as principais tarifas:
Pedágio
Sempre que houver, no percurso para o ponto destino, passagem obrigatória por postos de pedágio ou utilização de quaisquer meios auxiliares para a passagem do caminhão, os respectivos custos adicionais serão transferidos ao usuário, conforme cita a lei nº 10209/2001, que determina o rateio do custo do pedágio no caso de transporte de cargas fracionadas.
TDE (Taxa de Dificuldade na Entrega)
Destina-se a ressarcir o transportador pelos custos adicionais sempre que a entrega for dificultada por um dos fatores a seguir:
- Recebimento por ordem de chegada, independentemente da quantidade;
- Recebimento precário, que gere longas filas e tempo excessivo na descarga;
- Exigência de tripulação superior à do veículo para carga e descarga;
- Recebimento fora do horário comercial;
- Disposições contratuais que agravem o custo operacional.
GRIS (Gerenciamento de Risco e Segurança)
O GRIS é representado por um percentual incluído no valor da nota fiscal, e tem como finalidade cobrir os custos específicos decorrentes das medidas de combate ao roubo de cargas, independentemente da distância a ser percorrida. De acordo com o Conet (Conselho Nacional de Estudos de Transportes e Tarifas), a alíquota do GRIS pode variar dependendo do tipo de produto, faixa de valor agregado, grau de risco das regiões compreendidas no itinerário, características de comercialização e maior ou menor possibilidade de identificação das unidades. O GRIS substitui o antigo Adicional de Emergência (Ademe), criado há mais de quinze anos. Seu valor de referência nas tabelas da NTC/Fipe é de 0,30%, com mínimo de R$ 3,00 por conhecimento.
Taxas de coleta, entrega e despacho
A antiga taxa de despacho, que remunerava despesas com documentos de tráfego, foi extinta e incorporada às Despesas Administrativas e de Terminais (DAT) apropriadas ao frete-peso. Estas não têm relação direta com a operação do veículo e, portanto, não variam com a quilometragem rodada, mas sim com a quantidade de peso movimentado. A taxa é cobrada por reconhecimento de até 100 kg, e por kg adicional para cargas que ultrapassarem esse valor. Ela tem como finalidade ressarcir a empresa das despesas de despacho, coleta e entrega.
Exemplificação de cálculo
Como exemplo, iremos calcular o preço do transporte de uma carga no valor de R$ 580,00, que pesa 110 kg e tem as seguintes dimensões: largura de 60 cm, comprimento de 110 cm e altura de 75 cm. A sua coleta deve ser agendada e a entrega é em um local com restrição ao tráfego de caminhões que mantém uma distância de 785 km da sua origem. Mas antes de prosseguir, é necessário calcular o volume da carga e verificar se é necessário fazer a cubagem da mesma. Primeiramente, multiplica-se a largura, altura e comprimentos. Como resultado, teremos 0,495 m³. Em seguida, multiplica-se esse valor por 300, que corresponde ao fator padrão de cubagem. Neste caso, usaremos o peso indicado pela cubagem da carga igual a 148.5 kg.
- Frete peso: Somam-se todos os custos operacionais, incluindo a distância da viagem (km) e os custos com coleta, entrega e despacho (R$/tonelada), no qual consideraremos o valor de R$ 27.90. Isso resulta em 812.9, que deve ser multiplicado pelo fator 1 somado ao lucro operacional de 11%. Como resultado, teremos o valor de R$ 97.56 de frete-peso. Esta fórmula parte do princípio de que sempre haverá carga de retorno, ou seja, o veículo trafega carregado. Caso não exista carga de retorno, será necessário dobrar o percurso utilizado.
- Frete-valor: Somam-se os prêmios do RCTRC, administração de seguros, indenização por perda e extravios, segurança interna e seguros de instalações. Divide-se o valor pelo valor total da carga, e multiplica-se por 8% da taxa de administração.
- TDE : A TDE aplica-se indistintamente a carga fracionada e a cargas completas, e sua alíquota é negociada a partir de um piso de 20% sobre o frete e um valor mínimo de R$ 20,00.
- GRIS: Neste, somam-se os seguros facultativos de desvios de cargas, os salários dos monitores de rastreamento e monitoramento, o investimento em sistema de segurança e os custos operacionais de gerenciamento de riscos. O valor resultante deve ser dividido pelo valor total da carga - R$ 580,00, e multiplicado pela taxa de administração de 0.8%.
- Taxas de coleta, entrega e despacho: Em janeiro de 2003, o valor recomendado pela tabela de referência de custos da NTC/Fipe era de R$ 18,36 por coleta e entrega. Acima de 100 kg, deveria ser cobrado R$ 0,18 por kg adicional. No exemplo, temos uma carga com peso de 148.5 kg. Nesse caso, será incluída no frete a taxa normal de R$ 18,36 e a adicional de R$ 9.54 por kg adicional, resultando em R$ 27.90 de taxa de coleta, entrega e despacho.
Boa tarde, gostaria de saber como calcular o valor de frete para entregas de documentos e pequenas cargas.
ResponderExcluirBoa pergunta! Para tirar todas as suas dúvidas iremos criar um novo post com todas as informações sobre como calcular o frete para sua transportadora.
Excluircade os post ?
ExcluirCadê o post?
ExcluirCadê o post??
ResponderExcluircade os posts?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirDeverá sair em breve, gostaria de deixar algum contato para te notificarmos?
Cadê o Post?
ExcluirOlá, publicamos nessa semana um novo post sobre as tarifas:
Excluirhttp://blog.hivecloud.com.br/2016/09/tipos-de-tarifa-servico.html
Boa tarde! Gostaria de saber qual o valor de uma carga de fartura/SP até a capital de SP sendo que o peso gira em torno de 30 kg
ResponderExcluirtenho uma transportadora e estamos com dificuldades de calcular os valores de frete ja faço fretes ja algum tempo e agora mempediram para imcorparar as taxas do GRIS e do ADVALOREM nos frets que faço para o rio minhas cargar variam entre R$ 98.000,000 (mil reais) entre R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais) não ultrapassa esse valor
ResponderExcluirpodem me ajudar com essas taxas.existe uma tabela? para aplicar essas taxas!
Olá!
ExcluirPublicamos um exemplo de tabela com os preços de um serviço de transporte, por modal rodoviário, que inclui o seguro da carga (Ad Valorem) e a taxa de GRIS (contratação de gerenciadoras de risco para a entrega).
Clique aqui para conhecer:
http://blog.hivecloud.com.br/2016/10/tabela-de-fretes.html