Qual o principal motivo para substituição de uma transportadora de cargas?
Posted by Anônimo on 24.3.17 with 2 comments
A logística brasileira movimenta cerca de R$ 192 bilhões por ano, ou 11,7% do PIB nacional. Desse total, 63% são direcionados aos prestadores de serviço logístico, segundo o Panorama Terceirização Logística no Brasil, realizado pelo ILOS. Com a alta oferta de prestadores de serviço logísticos, você sabe o que interfere na substituição de uma transportadora de cargas ou em sua permanência?
Substituição X Satisfação
Segundo dados divulgados no Panorama Terceirização Logística no Brasil, o número de empresas que já realizaram a substituição de uma transportadora de cargas é alto: 78%. Apesar disso, os números também revelam que a taxa de satisfação e fidelidade com os operadores logísticos é bastante otimista, chegando a 85% do total.
Isso significa que encontrar um operador logístico capaz de satisfazer as necessidades da empresa contratante é uma prioridade para a gestão de negócios que utilizam os serviços de transporte de cargas. A boa notícia é que o Panorama identificou exatamente o que os gerentes e diretores de logística das maiores empresas do Brasil em faturamento apontam como os principais fatores para desistir de um prestador de serviço e trocar de transportadora. Entender suas necessidades é o primeiro passo para saber como oferecer o melhor serviço. Confira!
Motivos para Substituição de uma Transportadora de Cargas
De acordo com os 100 profissionais de logística ouvidos na pesquisa, a má qualidade dos serviços é o principal motivo para a substituição de um prestador de serviço logístico (90% do total). Dessa forma, temos que o preço é um fator determinante para a escolha de um prestador de serviços, mas a qualidade é o mais importante para manter a contratação. A reclamação relacionada aos custos/preço alto existe para 51% dos entrevistados, aparecendo atrás do problema relacionado à “baixa capacidade de propor novas soluções logísticas” dos operadores logísticos (56%).
Além dos três fatores principais, também foram apontadas reclamações relacionadas à baixa disponibilidade de ativos do prestador de serviço (47%), ao operador ser pouco flexível a mudanças (47%), à pouca capacitação tecnológica dos operadores (44%), à fragilidade financeira do transportador (37%), a problemas de segurança (30%), à dificuldade de relacionamento (29%) e a problemas éticos (27%), por ordem de citações.
Má Qualidade para Contratantes e Contratados
Como vimos, a reclamação relacionada à má qualidade dos serviços aparece muito à frente da segunda colocada, além de ser preocupante sua taxa de recorrência: 90% do total de gerentes e diretores de empresas embarcadoras encontraram esse problema. Por isso, investir em melhorias para uma melhor prestação de serviços logísticos mostra-se urgente para as transportadoras que desejam reter clientes e se estabelecerem no mercado.
Por outro lado, alguns transportadores reclamam da escassez de informação que recebem durante um BID. Como consequência, acabam se comprometendo a oferecerem serviços sem saberem, exatamente, como será necessário executá-lo.
Uma implicação deste cenário tem sido o surgimento de contratos cada vez mais específicos, que incluem indicadores de desempenho previamente estabelecidos. Caso a transportadora não atinja o desempenho desejado, o contrato é desfeito sem ônus ao contratante.
Estratégia de Sobrevivência
O mercado de operações logísticas está cada vez mais exigente e o transportador que deseja continuar no ramo precisará se adequar às demandas dos embarcadores. Algumas ações para melhorar a qualidade de seu serviço podem se relacionar à melhoria na velocidade da entrega; nos padrões de qualidade, quantidade, dimensões e condições da carga entregue; na adequação das documentações e rótulos; ou também no cálculo do frete, taxas, tributos e despesas da empresa.
Todos estes fatores interferem na qualidade do serviço oferecido ao cliente de transportadora e podem ser melhorados com a utilização de um software TMS.
Pressão por Qualidade
O que você acha da maior pressão por qualidade vinda das empresas contratantes de serviços logísticos? Sua transportadora está investindo nas melhorias requeridas pela maioria delas? Deixe seu recado aqui abaixo nos contando sua opinião!
Trabalho com logística a mais de 30 anos, e na minha opinião ocorre o seguinte:
ResponderExcluirAlgumas empresas efetuam contratos para o qual não esta preparada, como um contrato que necessita de um numero de veículos que não dispõe.
Em outros casos temos diretores que nem sempre esto aptos para o cargo.
Casos de fretes contratados com preço abaixo do mercado.
Ou o pior deixam uma cliente de menor valor para atender um com valor maior.
Eu acredito que temos que tratar o cliente do nosso ciente como nosso patrão, atender e ate exceder suas expectativas pois agindo assim estamos atendendo nosso cliente com máxima perfeição.
E sempre executarmos o que esta no contrato e muito mais.
Obrigada por compartilhar sua experiência conosco, Lucas! Muito bom conhecer seu ponto de vista!
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