O Canvas do Transporte de Cargas: A Ferramenta Ideal para Monitorar os Processos de sua Transportadora

Posted by Anônimo on 7.3.17 with 1 comment


Existem diversas formas de desenhar o funcionamento do seu negócio, e uma das mais utilizadas no mundo é o Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas. Neste artigo, você vai conferir como nós criamos o Canvas do Transporte de Cargas e o que você pode aproveitar deste modelo. Confira!


Organizando as Informações

Uma das grandes dificuldades na gestão das transportadoras de carga é ter uma visão panorâmica de suas operações, com foco nas principais atividades. Isso porque as operações de transporte possuem características bastante variadas, algumas delas compostas por diferentes etapas que envolvem a participação de diferentes players. Apesar das particularidades, é possível identificar que algumas atividades merecem atenção especial do gestor de transportadora, por serem determinantes para o sucesso do negócio.
É baseado nisso que funciona o Canvas do Transporte de Cargas. O Canvas é um quadro planejado para expor, de forma simplificada aos gestores de transporte, as informações gerenciais determinantes para o resultado de uma transportadora.


Uma das maiores vantagens do modelo proposto pelo Canvas é a forma simplificada de visualizar as principais informações relacionadas ao negócio. É interessante que, em uma única interface, seja possível acompanhar o andamento de todos os processos cruciais para o sucesso da transportadora e, dessa forma, identificar onde existem gargalos e também aonde é possível otimizar as atividades para que a empresa renda mais. A maneira como este quadro funciona, você pode conferir a seguir.


O Canvas do Transporte de Cargas

O Canvas do Transporte de Carga é dividido em sete quadros das atividades estratégicas de uma empresa de transporte, sendo eles: Transferências em execução, Orçamentos pendentes, Coletas em execução, Entregas pendentes, Embarques em execução, Entregas confirmadas e Faturas em aberto.


  •        Transferências em execução

Esta é uma etapa exclusiva para transportadoras com mais de uma filial. O controle das transferências em execução é estratégico, pois o gestor de transportadora precisa conciliar as mercadorias transferidas com o espaço disponível no depósito, com os motoristas (terceirizados ou não), com os documentos fiscais necessários e muito mais. A agilidade empregada nesse processo pode representar mais capacidade para sua transportadora remanejar as cargas, e consequentemente, fechar mais contratos em menos tempo.
  •         Orçamentos pendentes

O transportador que oferece orçamentos precisa controlar a evolução de cada uma das propostas que realizou. Essa atividade é estratégica, uma vez que ajuda a definir quantas cargas poderão ser transportadas e em qual espaço de tempo, de acordo com as propostas que se recebeu e que se realizou. É possível analisar a taxa de sucesso de cada orçamento, e assim melhorar as propostas ao longo do tempo, visando fechar contratos cada vez mais rentáveis.
  •        Coletas em execução

O transportador que realiza coletas deseja fazê-las com o máximo de eficiência. Pensando nisso, é desejável conciliar a trajetória dos veículos com data e hora informadas para a coleta no expedidor, além de preparar o armazém para o recebimento da carga e ainda gerar todos os documentos necessários. Ao utilizar uma interface que simplifique o controle das coletas em execução, o gestor garante o alto desempenho de todo o processo, e, como conseqüência, aumenta sua rentabilidade.
  •         Entregas pendentes

Visualizar as entregas pendentes de maneira simplificada auxilia o gestor de transportadora a tornar todo o processo de entrega mais eficiente e valioso para seus clientes. Uma entrega rápida e competente, sem atrasos ou danos à carga, gera um diferencial de mercado para o transportador, que assim pode conquistar clientes cada vez maiores e melhores para sua área de atuação.
  •         Embarques em execução

Os embarques são estratégicos para a transportadora, uma vez que permitem aumentar a rentabilidade geral do negócio. Aumentar a eficiência no processo de embarque é possível quando a gestão consegue dar andamento a mais atividades em menos tempo, como a emissão dos documentos fiscais necessários para a entrega, o alinhamento de veículos e pessoal necessário para o embarque, a definição dos locais e horários de início e término do embarque, dentre outros. Por essa razão, a visualização em uma única tela torna-se grande aliada do gestor de transportadora, sendo possível controlar os processos relacionados ao embarque de maneira simplificada.
  •         Entregas confirmadas

Acompanhar a confirmação das entregas é indispensável para o gestor do ramo dos transportes. Isso porque é geralmente após a confirmação da entrega que é gerada a fatura para o pagamento do frete pelo contratante do serviço. Além disso, para o contratante, obter a confirmação da entrega de maneira rápida e eficiente costuma ser considerado um ponto fundamental para a contratação de novos serviços de transporte, aumentando a confiança e a qualidade do relacionamento entre as partes.
  •         Faturas em aberto

A importância do recebimento do frete dispensa apresentação. O transportador que não recebe pode ter um prejuízo que inviabilize parcial ou até completamente suas atividades. Por essa razão, é estratégico acompanhar as faturas em aberto e tomar as devidas providências para que seu pagamento seja efetuado sem maiores prejuízos.

A ferramenta ideal

O Canvas do Transporte de Cargas ajuda o transportador a estabelecer as melhores ofertas, a definir como realizar cada etapa do serviço e também a determinar como cada uma dessas etapas pode gerar mais valor para diferenciar a empresa no mercado. Você pode experimentar gratuitamente nossa ferramenta que apresenta a interface simplificada que desenvolvemos e apresentamos neste artigo, clicando aqui. Você também pode  assistir o vídeo abaixo para saber mais sobre as vantagens do modelo.