Como utilizar a Análise de Pareto no transporte de Cargas?
Posted by Daniel Brasil on 23.9.15 with No comments
Nos dias de hoje, as sazonalidades do mercado de transportes e a frágil estrutura econômica do país são dois fatores que representam grandes desafios para o gestor. E para que ele conduza seu negócio rumo ao sucesso, não basta apenas administrar bem seus recursos e colocar as finanças em ordem. Também é importante elaborar ações para eliminar problemas, melhorar os processos logísticos e aumentar a qualidade dos serviços prestados, para que assim possa tornar a empresa cada vez mais competitiva.
Mas o que fazer para priorizar ações quando há um grande número de problemas na organização? Neste caso, os gestores podem contar com a Diagrama de Pareto, uma ferramenta que apresenta um gráfico que possibilita determinar as prioridades dos problemas a serem resolvidos, mostrando a relação entre as causas e efeitos de um processo e permitindo a localização das falhas vitais. A seguir, veja como utilizar a Análise de Pareto para analisar os problemas de sua transportadora:
O Princípio de Pareto
O Princípio de Pareto, também conhecido como o princípio 80/20, foi criado em 1897 pelo sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto. Toda a sociologia de Pareto deriva da sua perspectiva dualista da sociedade, em que os indivíduos são segmentados com base em seu patrimônio. Partindo desta ideia, ele concluiu que 80% da riqueza mundial da época concentrava-se em 20% da população.
Mais tarde, verificou-se que essa relação de concentração acontece em vários outros ramos da ciência, incluindo as ciências organizacionais. Em uma empresa, 80% dos seus problemas podem estar ligados a 20% das causas geradoras de problemas. Isso significa que, “atacando” 1/5 das causas potenciais, estaremos resolvendo 4/5 dos problemas. Embora esta relação não seja perfeitamente exata, ela nos dá uma ideia de concentração e priorização no ataque às causas dos problemas.
O Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto é uma técnica estatística que auxilia nas tomadas de decisão, permitindo aos gestores selecionar prioridades quando há um grande número de problemas e organiza-los de acordo com a sua importância através da utilização de informações precisas, e não apenas percepções. Dessa forma, eles podem concentrar seus esforços de melhoria no que realmente importa, eliminando assim os desperdícios de tempo. O Diagrama de Pareto é composto por um gráfico de barras, que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, possibilitando a localização de falhas vitais e a eliminação de perdas futuras.
Exemplo de análise
Visando o ganho de vantagens competitivas, muitas transportadoras passaram a focar não apenas nos preços mais acessíveis, mas também no cumprimento dos prazos de entrega. E mesmo com implantação de melhorias nos processos logísticos, muitas empresas ainda sofrem com as falhas na entrega, que podem ser causadas por diversos fatores e representam custos adicionais e atrasos em entregas. Para elaborarmos nosso Diagrama de Pareto, tivemos como base este problema. A seguir, lhe mostraremos como desenvolvê-lo no Microsoft Excel em apenas 6 passos. Acompanhe:
1. Liste todas as causas das falhas
Primeiramente, você deve investigar as causas das falhas e listá-las no Excel de forma decrescente, com base no número de vezes em que ela ocorreu.
2. Cite o número de ocorrências
Ao lado de cada causa, em uma nova coluna, adicione o número de vezes que ela ocorreu em um determinado período.
3. Some o total de falhas registradas
Numa calculadora, some o número de falhas e escreva o resultado na linha “Total”. Para ser mais rápido, selecione todas as células da coluna “Nº de falhas” e clique no botão “AutoSoma”, na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Dessa forma, todos os valores serão calculados automaticamente.
4. Calcule o percentual de cada problema
Agora, você deve criar uma nova coluna denominada “Percentual unitário %”. Para calcular o percentual de cada causa, basta multiplicar o número de causas por 100 e dividir o resultado pelo número total de falhas.
Exemplo: 49 x 100 = 4900 -> 4900 / 114 = 43%
5. Calcule o percentual acumulado
Para calcular o percentual acumulado de cada causa, basta somar o percentual unitário da linha atual com a anterior.
Exemplo: para saber o percentual acumulado da causa “produto danificado”, some o seu percentual unitário “26%” com o percentual unitário da causa anterior “entrega de pedido errado”. Agora, para saber o percentual acumulado da causa “desvios de rota”, some o seu percentual unitário “17%” com o percentual unitário das causas anteriores “produto danificado” e “entrega de pedido errado”. Faça isso até a última causa. É importante lembrar que o percentual acumulado da primeira causa sempre será o mesmo do percentual unitário.
6. Construa o gráfico
Selecione as colunas A, B e C da planilha, da primeira linha até a que contém o último elemento. Neste exemplo, a linha 6. Em seguida, coloque-as lado a lado, selecione o conjunto e clique em “Inserir gráfico”. Na janela, clique em “todos os gráficos” e “combinação”. Escolha a opção “coluna clusterizada – linha no eixo secundário” e depois em “ok”. Pronto! Agora basta customizá-la de acordo com suas necessidades.
Entendeu como utilizar a Análise de Pareto para analisar os problemas de sua transportadora? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe-a nos comentários!
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