Entenda a importância do MDFe como documento fiscal
Posted by Anônimo on 13.11.14
O MDFe é a implantação do novo modelo nacional de documento fiscal eletrônico que tem como objetivo substituir o modelo de emissão do documento em papel, o documento terá validade jurídica garantida pela assinatura digital do emissor, permitindo o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco, facilitando o registro em lote de informações fiscais em trânsito e a identificação das unidades de carga, além das demais vistorias nos postos fiscais.
O Manifesto Eletrônico contém informações importantes sobre outros documentos fiscais obrigatórios como o Conhecimento de Transporte e Nota Fiscal referente a devida carga transportada no momento. Desta forma, a emissão do MDFe tornou-se um procedimento obrigatório para transportadoras, por ser uma ferramenta que agiliza e evitar burlas fiscais para a Secretaria da Fazenda.
O Manifesto de Carga deverá ser emitido pela transportadora que corresponda a mais de um conhecimento de transporte (CTe), pelos demais contribuintes nas operações para as quais tenham sido emitidas mais de uma nota fiscal (NFe) e cujo transporte for realizado em veículo próprio, arrendado ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas. Caso a fiscalização identificar o veículo desacompanhado da documentação exigida, irá penalizar a transportadora e o cliente da empresa.
Alguma dúvida? Você gostou das dicas? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário!
Já baixou nosso Guia Prático de MDFe? Clique e faça agora o download!
Alguma dúvida? Você gostou das dicas? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário!
Já baixou nosso Guia Prático de MDFe? Clique e faça agora o download!
Categories: cargas, CT-e, documento fiscal, Documentos Eletrônicos, MDF-e, nf-e, transportadora, transportes